A asma é uma doença que acomete os pulmões, acompanhada de uma inflamação crônica dos brônquios. Embora seja uma doença que afete até́ 339 milhões de pessoas em todo o mundo, com tratamento adequado é possível o paciente levar uma vida normal e sem sintomas

Apesar de representarem a minoria entre o total de pacientes com asma (5 a 10%), os brasileiros com asma grave vão ao hospital até 15 vezes mais do que os pacientes com asma leve ou moderada e são até 20 vezes mais hospitalizados.

Além disso, no Brasil, apenas 9% dos pacientes com asma têm a doença 100% controlada, e 34% não possuem nenhum controle dos sintomas. O número é expressivo e não precisaria ser tão alarmante, pois o tratamento correto permite melhora significativa na qualidade de vida do paciente.

O dia 21 de junho: Dia Nacional de Controle da Asma tem como objetivo comunicar sobre a doença e a conscientização da adesão ao tratamento, tendo em vista que educação em asma e o manejo criterioso da terapia medicamentosa são intervenções fundamentais para o seu controle.

A adesão ao tratamento é essencial para a sua plena eficácia. De acordo com estudos internacionais, a utilização de um organizador de comprimidos, como o PILBOX por exemplo, pode aumentar em até 40% a aderência ao tratamento.

Referências:

  • Pereira, Eanes Delgado Barros, et al. “Controle da asma e qualidade de vida em pacientes com asma moderada ou grave.” Jornal brasileiro de pneumologia 37 (2011): 705-711.
  • The Global Asthma Report 2018. Disponível em: http://globalasthmareport.org/