A diabetes é a principal causa de cegueira, de amputações e de insuficiência renal, com necessidade de hemodiálise. É ainda um dos fatores que contribuem para o enfarte do miocárdio e para o acidente vascular cerebral (AVC). Todas estas consequências são provocadas pela falta de controlo da doença durante anos”, alerta José Manuel Boavida. O presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal afirma que, na União Europeia, o nosso país é aquele que tem mais diabéticos – um milhão e trezentos mil.
A diabetes caracteriza-se pelo excesso de açúcar no sangue. A de tipo 1 é a menos frequente e, regra geral, surge na infância e na adolescência. Neste caso, o pâncreas deixa de produzir insulina. Já a diabetes de tipo 2 é a forma mais comum da doença, sobretudo a partir dos quarenta anos. É causada por um desequilíbrio no metabolismo da insulina e tem como principais fatores de risco a obesidade, o sedentarismo e ainda a predisposição genética. Cerca de 90 por cento das pessoas com diabetes têm excesso de peso ou obesidade. E uma pessoa obesa tem um risco três vezes superior de desenvolver a patologia.
Esta doença provoca vários sintomas que dependem da quantidade de açúcar existente no sangue. A sede constante, a vontade frequente de urinar, a visão turva e ainda o cansaço são alguns deles. Fazer exercício físico, controlar o peso e ter um sono regular são hábitos que ajudam a prevenir a diabetes. Por exemplo, faça caminhadas e opte pelas escadas em vez do elevador. Ao praticar atividade física não só reduz o risco de diabetes, como também o de doenças cardiovasculares. Pode ainda procurar um nutricionista que o ajude a melhorar e a controlar a sua alimentação. […] Fonte: https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/diabetes-e-a-principal-causa-de-cegueira-amputacoes-e-insuficiencia-renal