Você sabia que até 50% dos pacientes não mantém boa adesão aos medicamentos após 6 meses do início do tratamento? Que em pessoas com mais de 40 anos, usando medicamentos contínuos, a taxa de não adesão aos medicamentos é de 63%? Que 1 em cada 3 idosos usa 5 ou mais medicamentos e 82% têm problemas de adesão?

A não adesão dos pacientes aos medicamentos é considerada um problema mundial. Entre as causas comuns de não adesão ao tratamento estão a descontinuidade de acesso, a falta de acompanhamento profissional e ter que usar medicamentos muitas vezes ao dia. De fato, gerenciar os horários e a tomada de vários medicamentos ao dia é um desafio para qualquer pessoa. […] Existe muita literatura sobre adesão terapêutica. Afinal, são décadas de pesquisa tentando descobrir formas de aumentar a participação ativa dos pacientes.

Estratégias para melhoria da adesão aos medicamentos:

Redução do custo do tratamento: Necessário no caso de não adesão primária ou dificuldade de acesso. Opções incluem programas de descontos, substituição por genéricos ou encaminhamento ao médico com pedido de troca da medicação por opção terapêutica de menor custo.

Educação do paciente sobre o tratamento: Útil para casos de baixa adesão não intencional, por falha na orientação do paciente. Alguns pacientes não cumprem o tratamento adequadamente porque não entenderam o que devem fazer ou qual sua importância.

Orientação sobre rotina de medicação: Útil para pacientes que se esquecem ou gerenciam múltiplos medicamentos. Criar uma rotina, deixando os medicamentos à vista no lugar certo, na hora certa, podem ajudar na adesão. Reduzir o número de tomadas ao dia para, no máximo, 3 vezes ao dia, agrupando medicamentos e comprimidos nos mesmos horários.

Organizadores de comprimidos: Útil para quem toma 5 ou mais medicamentos. Tirar os comprimidos da embalagem original e fracionar em organizadores.

Uso de lembretes sonoros no celular: Útil como lembretes da hora de tomar o medicamento. Há diversos aplicativos gratuitos para celular. Pode-se usar também a próprio calendário do celular para criar alertas sonoros.

Envio de alertas pela farmácia: A farmácia pode disparar alertas de SMS ou pelo celular lembrando de medicação que está acabando. Depende de sistema informatizado onde o tratamento e as dispensações estejam registradas.

Dispensação agendada: Útil para criar uma rotina de dispensação mensal. Agenda-se o paciente para um dia específico do mês, trazendo os medicamentos que tem em casa para reposição. Durante a dispensação, o farmacêutico pode verificar comprimidos faltando ou sobrando, avaliar a adesão e repor o tratamento conforme necessidade, até o próximo mês.

Calendário posológico impresso: Útil como lembrete visual que lista todos os medicamentos e horários de tomada, particularmente a pessoas com dificuldade de leitura. Deve-se buscar minimizar o número de tomadas ao dia. […]

Fonte: https://clinicarx.com.br/como-melhorar-a-adesao-dos-pacientes-aos-medicamentos-com-essa-ferramenta-simples/