Os serviços farmacêuticos vêm crescendo a passos largos no mercado farmacêutico brasileiro. Segundo a Abrafarma, o número de estabelecimentos com consultórios farmacêuticos chegou a 3 mil em 2019, alcançando mais de 5 milhões de atendimentos realizados no triênio 2017-2019. Nas quase 80 mil farmácias existentes no Brasil, estima-se que 10% já disponham de algum tipo de serviço farmacêutico implementado. Nas grandes redes, esse número já chega perto de 30%. Traçando um paralelo com mercados mais maduros, como os Estados Unidos, serviços farmacêuticos como a vacinação estão presentes em mais de 75% das farmácias daquele país. Portanto, há muito espaço para crescimento. […]
1. Ampliação dos serviços farmacêuticos básicos
[…] Observa-se uma tendência em ampliar o leque desses serviços básicos, acrescentando novos check ups e avaliações de saúde, como medidas corporais, bioimpedância, avaliação de asma, avaliação de saúde mental, avaliação a gestantes, entre outros . O objetivo é diversificar a oferta, atendendo a necessidades de maior quantidade de públicos e fornecendo um rol de procedimentos para acompanhamento de diversos tipos de doenças crônicas.
2. Adesão ao tratamento através dos serviços farmacêuticos
Adesão ao tratamento é considerada um conceito-chave para os serviços farmacêuticos. Diversos estudos internacionais indicam que 50% dos pacientes perdem adesão ou mesmo abandonam o tratamento após 6 meses de uso da medicação. Aumentar a adesão é a medida mais impactante que podemos ter para melhorar a saúde dos pacientes crônicos. Além disso, nenhuma ação de marketing se compara ao potencial do aumento na adesão aos medicamentos sobre o faturamento da farmácia. Para promover adesão ao tratamento, o principal tipo de serviço consiste em gerenciar a medicação do paciente, conectando a dispensação agendada de medicamentos com o acompanhamento dos resultados da farmacoterapia. Tudo isso embarcado em tecnologia, a fim de dar ganho de escala. Diversas farmácias começam a trabalhar nesse sentido, e esta é uma forte tendência nos serviços farmacêuticos do próximo ano.
3. Vendas consultivas
A prescrição farmacêutica para produtos isentos de receita médica vem se consolidando no Brasil. O papel do farmacêutico na indicação e recomendação de tratamentos é cultural e histórico, mas a novidade é que isso hoje está sendo feito de uma forma muito mais profissional: dentro do consultório e por escrito. Adquirir medicamentos para autocuidado desse modo se mostra mais seguro para o paciente. […]
4. Vacinação na farmácia
Muitas farmácias já oferecem serviço de vacinação. Portanto, você poderia imaginar que essa não é uma tendência para o ano que vem. Muito pelo contrário. O próximo ano será o terceiro ano da liberação da vacinação em farmácias pela Anvisa, tempo suficiente para que as vigilâncias sanitárias locais tenham aprendido mais sobre o assunto. Assim, há uma tendência de maior eficiência na liberação desses serviços. Isso irá estimular mais farmácias a aderirem. […]
5. Teste rápidos
[…] Ofertar testes laboratoriais remotos (TLR) agrega muito valor à farmácia e aumenta a resolutividade do cuidado farmacêutico. Os resultados das farmácias pioneiras nesse serviço impressionam, tanto em termos do impacto sobre o acesso à saúde, qualidade dos encaminhamentos, como pelo ponto de vista financeiro. […]
6. Telemedicina
O atendimento médico remoto, seja por vídeo ou chat, é um fato que está se impondo. Apesar do Conselho Federal de Medicina (CFM) ter voltado atrás no assunto, é consenso entre especialistas de que a telemedicina veio para ficar. […]
7. Profissionalizar a gestão dos serviços farmacêuticos
Todo esse avanço nos serviços farmacêuticos não se sustentará, se não houver uma gestão profissional por trás. O primeiro engano de muitas farmácias ainda é prestar muitos serviços farmacêuticos de forma gratuita. Isso é um erro. Mesmo os serviços básicos devem ser cobrados, ainda que sejam baratos. Aquilo que é de graça não tem valor. A sustentabilidade dos serviços depende de trabalhar todo espectro possível, ampliando o mix de serviços ofertados. Além disso, trabalhar com metas claras, modelos de remuneração do farmacêutico, indicadores e gerenciamento diário são ações fundamentais para o sucesso de qualquer projeto. Trate os serviços farmacêuticos com a mesma seriedade que você trata a gestão completa da sua empresa. Essa é mais uma forte tendência para o ano que vem.
Fonte: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/7-tendencias-dos-servicos-farmaceuticos-para-2020/