A baixa adesão ao tratamento é um relevante problema de saúde pública e apresenta alta prevalência, não apenas nos países emergentes, mas também nos países desenvolvidos. De acordo com estudos observacionais, foi demonstrado que a prevalência de hospitalizações por não adesão ao tratamento medicamentoso é de 2,5% (IC 95% 1,7 – 3,8%) do total de internações.

Nesse contexto, a PILBOX Brasil apresenta algumas estratégias que podem auxiliar pacientes a cumprir regimes prescritos:

  1. Organize os horários de sua medicação com o profissional de saúde que o acompanha, adaptando o uso de medicamentos a sua rotina e reduzindo ao máximo o número de tomadas ao dia;
  2. Peça orientação ao farmacêutico em relação aos medicamentos genéricos, opções mais baratas, cadastramento no programa Farmácia Popular, descontos especiais de laboratórios e sobre o impacto do tratamento no orçamento familiar. Se organize para não deixar faltar medicamento;
  3. Crie disciplina, escolha um horário específico para tomar seus remédios, tente evitar atrasos ou antecipações.
  4. Utilize alarmes para lembrar de tomar os medicamentos, como despertadores, alarmes de relógio ou celulares, e aplicativos que ajudam a estabelecer;
  5. Faça o uso do porta comprimidos PILBOX para organizar medicamentos. De acordo com estudos internacionais, a utilização de organizadores de comprimido proporciona um aumento de 40% na taxa de adesão ao tratamento do paciente. PILBOX é a marca líder global para adesão ao tratamento, presente em mais de 30 países.

Fontes:

  1. SOUZA, T. T. Morbidade e mortalidade relacionadas a medicamentos: revisão sistemática e meta-análise de estudos observacionais. 2013. 326f. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Setor de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
  1. 10 Dicas para Melhorar a Adesão ao Tratamento com Medicamentos. Disponível em:https://www.ufrgs.br/lidia-diabetes/2017/07/12/10-dicas-para-melhorar-a-adesao-ao-tratamento-com-medicamentos/.